Notícias

Secretaria de Saúde de Colônia do Piauí intensifica ações do Novembro Azul

Nesta quarta-feira (16), foi realizada uma palestra para incentivar os homens a cuidarem da saúde.

Data de Publicação: 17/11/2022

No mês dedicado à saúde do homem, a Secretaria Municipal de Saúde de Colônia do Piauí realiza ação para reforçar a importância da detecção precoce do câncer de próstata. Foram oferecidas consultas com urologista e teste de PSA para homens a partir de 60 anos, encaminhados pelas equipes de saúde da família das zonas urbana e rural. A programação iniciada no dia 10 de novembro, com realização de coletas para teste de PSA total e livre, teve ponto alto na tarde de ontem, dia 16 de novembro, com palestra para incentivar os homens a cuidarem da saúde. 

Culturalmente, as mulheres são mais preocupadas com a saúde e a prevenção de doenças. É extremamente importante que os homens também tenham o mesmo cuidado. Quanto antes as doenças são identificadas, maiores são as chances de cura. Isso ocorre também com o câncer de próstata, que tem baixa taxa de mortalidade quando identificado logo no início – destacou o médico urologista Dr. Leonardo Parente, que ministrou palestra educativa e atendimento especializado em nosso município. 

A Secretária Municipal de Saúde Celana Camarço, frisou a importância da Campanha NOVEMBRO AZUL, destacando que o cuidado com a saúde do homem é estendido durante o ano todo, ressaltando que o estímulo às práticas e hábitos saudáveis de vida, como alimentação saudável, incluir a atividade física de rotina, ingerir bebida alcoólica com moderação e escolher não fumar, contribuem para o processo de cura e prevenção de várias doenças como o câncer, o diabetes e doenças cardiovasculares.  

Foi esclarecido ainda sobre o fluxo de atendimento por equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, odontólogos dentre outros, aptos a realizarem o diagnóstico e o acompanhamento desta população em todos os ciclos da vida. Caso haja diagnóstico de câncer de próstata ou outra doença, o paciente é encaminhado para Atenção Especializada, onde terá acesso aos médicos especialistas, tratamentos e cirurgias quando forem necessárias.

A programação desdobra-se durante as próximas semanas, sendo encerrada com atendimento especializado no dia 30 de novembro.

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE COLÔNIA DO PIAUÍ

CNPJ: 41522376000143

  • AV: Sebastião Tapeti, S/N - Bairro: Centro - CEP: 64516000 - COLÔNIA DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: 089- 3461-1403
  • E-mail: prefeitura@coloniadopiaui.pi.gov.br